• sexta-feira, 11 de março de 2016

    A cantora Ivete Sangalo fala sobre casamento, saúde, beleza e planos de aumentar a família em Assessores, cabeleireiros, técnicos, cozinheiros – todos, enfim, naquele casarão na Praia do Forte, na Bahia, parecem estar prontos para atender a uma grande estrela da música pop. Mas Ivete Sangalo, de 43 anos, logo derruba a teoria. “Quem manda aqui é Marcelo”, avisa a cantora, referindo-se ao filho de 7 anos, de seu casamentocom o nutricionista Daniel Cady, de 30. “Tudo neste local, do jeito que está, acontece por causa dele”, completa, minutos antes de gravar um episódio da nova temporada do Superbonita, do GNT, que estreou dia 7.

    Dona de uma mansão vizinha, onde o garoto brincava com os priminhos durante a conversa exclusiva com QUEM, a baiana não admite ficar longe do filho. Mas não admite mesmo. “Geralmente eu o coloco para dormir, vou para o aeroporto, faço o show em algum lugar do país e, antes de ele acordar, já estou de volta”, explica. Tanta agilidade não é para qualquer mãezona: a cantora só consegue a proeza porque usa seu próprio jato, um Cessna Citation Excel, nos deslocamentos.

    A seguir, Ivete fala de saúde, beleza, solidão, casamento, mas também desabafa sobre o vírus zika. E ainda firme no objetivo de dar um irmão a Marcelo, a cantora se assusta com a possibilidade de a doença ter relação com casos de microcefalia em fetos. “A zika atrapalhou – e muito – meus planos”, revela, emocionada.

    REI
    “Tudo que eu faço é em função de Marcelo. Ele é o mestre, é o rei. Esta produção (do programa Superbonita) acontece neste lugar porque meu filho está de férias e tenho uma casa aqui ao lado. Graças a Deus tive a sorte de poder viabilizar essas coisas. Nós criamos vínculos. Conto historinhas, durmo de conchinha... Quando tenho show, eu o coloco para dormir, vou para o aeroporto e, antes de ele acordar, já estou de volta. Só fico duas noites fora de casa em casos raros, quando as apresentações são em cidades muito distantes. Aí converso com ele pela internet: ‘Mãe, você está onde? Volta que horas?’. E eu: ‘Já tô indo! Peraí! Vou fazer o show e já volto’.”

    HERANÇA
    “Meu filho está tocando muito bem bateria, mas sem imposição. A gente quer que ele tenha uma construção de vida se relacionando com música. Mas espero apenas que seja feliz. Não tenho sonhos. Às vezes, ele pede para tocar nos shows e aí vai e pega um instrumento. Mas ele não tem obrigação de fazer direito, de contar os compassos.”

    ROTINA
    “Marcelo estuda em uma escola pequena em Salvador. Conheço todos os funcionários, gosto do método, da didática. É construtivista, mas tem também um lado tradicional. Nada muito conservador nem muito solto. Rotina é bom!”


    CASAMENTO
    “Sem crise dos sete anos! Vivo muito bem com o Daniel. Agora, casamento não é uma pool party. A gente compartilha amor, mas também humores, angústias. Tenho sempre o Daniel ao meu lado para me dar carinho, construir juntos um caminho, uma saída.”

    IRMÃOZINHO
    “Eu confesso: essa doença, a zika, atrapalhou – e muito – meus planos. Estou totalmente temerosa. O que fazer? Mudar para a Europa? Não vou, não posso. Gerar um filho é um momento de tranquilidade. A criança está viva no momento em que é concebida. E você, grávida, vai passar para aquele bebê a energia do medo, da angústia. A gente tem que se adequar por enquanto. Ter um filho é um ato de responsabilidade. Por mais que eu queira, não dá para brincar com isso.”

    TERAPIA
    “Faço há oito anos. Terapia tinha que ser assim: a pessoa nasce, vem o pediatra e em seguida o terapeuta (risos). Não posso deixar a vida de artista permear os meus problemas, assim como não deixo os meus problemas invadirem o palco.”

    SOLIDÃO
    “Nunca senti solidão. Nos hotéis, depois dos shows, meu quarto fica cheio de amigos. Com a cabeça no travesseiro, às vezes relembro momentos legais da apresentação, mas sou imperativa. Já penso no dia de amanhã. E se estiver acordada jogo Crazy Diamonds no celular. Me faz ter sono. Adoro também ver filme pela metade (risos). Choro, me emociono...”

    BRONZEADA
    “Ninguém fala dos meus olhos, mas da pele. É o meu forte. Não fumo, não bebo, gosto de caminhar no sol. Como o Marcelo cresceu e agora fica muito com os amiguinhos, me vi com tempo de passar o bronzeador e deitar... Tenho uma dermatologista de anos, lá de São Paulo, maravilhosa. Ela faz toda a manipulação dos meus cremes, sinto a pele protegida. Mas minha vaidade passa em primeiríssimo lugar pela saúde.”

    FÔLEGO
    “Estabeleço com meu personal regras de horários possíveis. Eu já tinha uma vida de treino intensa, mas esse cara trouxe para mim consciência corporal. Não faço essas coisas mais pesadas, tipo crossfit. Trabalho com o corpo, não posso me arriscar.”

    ALIMENTAÇÃO
    “(Chega o almoço de Ivete) Como dá para ver, meu almoço tem folha, mozarela de búfala, bolinhas de ricota, um pouco de arroz integral, geralmente frutos do mar (no prato, um vistoso lagostim grelhado). Tenho evitado carne. Quando acordo, tomo logo um copo de água com limão. E agora Daniel me indica uma colher de sopa de óleo de coco – que tem gosto de magnésia bisurada (risos) –, mas batido no suco do limão consigo tomar. Foi uma descoberta: dá sensação de saciedade. Como também ameixa, laranja, chia, um pedacinho de raiz – pode ser aipim, inhame, batata ou mesmo banana-da-terra. É hábito de criança.”

    FARINHA
    “Parei de comer pão por modismo. Mas a verdade é que, com isso, não senti mais dores abdominais. Eu tinha o abdome distendido. Malhava pra caramba, mas não resolvia. Quando deixei de lado a farinha branca, acabou a dor de barriga, melhorou meu refluxo... e parei de soltar pum (risos)!”

    HUMOR
    “Tenho voz bonita, canções que movimentam as pessoas, mas é óbvio que um fato é preponderante: meu temperamento associado a tudo isso. Na música, meu bom humor já me levou a muitos lugares. Claro que tenho uma competência para fazer as coisas, não é só na graça. De qualquer forma, na minha vida tudo vem primeiro pelo raciocínio do bom humor.”
    Ivete Sangalo (Foto: Rafa Mattei)